segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Ética Pessoal

Podemos dizer que Ética é a arte da convivência.Quando a gente começa a se questionar sobre a vida, começa um processo de entender o que somos. Trata-se de como a pessoa organiza sua existência e como forma uma consciência que se constrói refletindo. Na medida em que amplia a consciência de si mesmo, torna-se livre, portanto responsável.
Esse sujeito, livre e responsável, é também um sujeito ético. A Ética pessoal refere-se à postura ou conduta do indivíduo compreendida através do modo como se relaciona consigo mesmo e frente aos outros abrangendo suas diferentes ações, pensamentos e sentimentos.
Para ser um sujeito ético a pessoa deve-se posicionar diante dos preceitos que respeita, estabelecer para si um certo modo de ser que concretiza o seu ser ético, agindo sobre si mesma, buscando conhece-se, desenvolver-se, transformar-se.
Para que a transmissão de atitude ética aconteça no vivenciar de uma relação, não pode existir separação entre o sujeito que pensa e o sujeito que age. Para isso, iniciamos um processo de reeducação, começando a falar corretamente e agir corretamente, ou seja, ser o que se fala.

Fonte:http://www.cetas.com.br/art_etica_pessoal.htm

9 comentários: